quarta-feira, 10 de junho de 2015

Tutorial #01 - Como fazer style para o Social Spirit? (Atualizado - 2015)


Olá pessoal! Eu reparei que não existem muitos tutoriais de como fazer um style para o Social Spirit e os que tem são bem desatualizados, então decidi fazer para vocês.


Faz tempo que eu não faço styles e os que eu fiz estão bem básicos e a maioria bem escrotos. Como é o primeiro tutorial, eu vou ensinar a fazer um bem simples, sem mudar muita coisa na estrutura do style base que o Spirit fornece.

Sem mais delongas, vamos começar!

Bom, a primeira coisa a fazer é baixar o style base que o Spirit fornece. Para baixa-lo é bem fácil.
Entre no site do Social Spirit e faça o login. Na página inicial, no canto superior direito você vai encontrar uma bolinha azul com um sinal de mais (+). Clique nela e vá em 'Enviar um Style'.

Assim que clicar em 'Enviar um Style' você vai para uma página de regras. O tutorial que eu vou ensinar está dentro das regras, mas eu aconselho vocês à lê-las mesmo assim. Se houver algo infringindo aos termos, eles retiram mesmo do site. Acreditem, já aconteceu comigo só porque eu não coloquei os links das fotos que tinha usado no Style. Dependendo do que você fizer pode até ser banido do site, então tomem cuidado e leiam as regras direitinho.

Depois de ler todos os termos, clique em 'Sim, eu aceito os termos' e você vai direto para a página de envio do Style. Na parte de cima há um box amarelo com o link do modelo base de CSS. Baixe esse modelo.


Depois de baixar o modelo, extraia ele e abra o arquivo 'modelo'. É nele que vamos mexer para mudar tudo. 

No arquivo extraído vai ter também o símbolo do Google Chrome. Abrindo ele você vai poder ver como o seu tema está todas as vezes que mudar algo, até que ele fique perfeito para ser enviado para o site do Spirit. Se abri-lo agora, ele estará assim: 


Vamos começar mudando a parte de cima, onde está escrito 'LOGO'.

Você vai precisar criar uma imagem em algum editor de imagem, como o Photoshop por exemplo, que foi o que eu usei. A imagem criada precisa ter 1000 pixels de largura, já a altura você escolhe. Não existe um 'máximo', pelo menos nessa atualização, que eu saiba, não existe. Eu sugiro uns 300 pixels de altura. Acho um tamanho bom, nem grande demais, nem pequeno demais.

Depois de fazer a sua imagem no Photoshop, ou em qualquer editor de imagem, você vai precisar hospeda-la em algum lugar. Eu sempre hospedo as minhas imagens no sistema de hospedagem do Tumblr.

Copie o link da sua imagem e no arquivo 'modelo', procure por imgcimaLogo e substitua isso pelo link da sua imagem.


Acima de img/cimaLogo há o código height, que significa a altura. Ele está marcando 120px. Troque o 120 pelo número que você escolheu para a altura do seu topo. No meu caso, foi 300. Vai ficar assim:



Depois de substituir, clique em 'File' e 'Salvar'. Para ver como ficou o seu topo, clique no ícone do Chrome na pasta que você extraiu onde está escrito perfil.


O meu ficou assim:


Estão vendo a parte branca na imagem de cima? O fundo de todo o perfil? Agora é hora de mudar essa parte.

Escolha uma imagem grande de mais ou menos 1022x520 pixels se você quiser que ela fique fixa ou um background que pode ser repetido.

Depois que hospedar e pegar o link dessa imagem, ache img/fundobase no seu código e substitua isso pelo seu link, da mesma forma que fez com o topo. Se tiver escolhido uma imagem grande para ficar fixa no style, substitua o 'no-repeat center top' por 'fixed'.

No meu caso eu não vou colocar imagem alguma, apenas vou mudar a cor. Se quiser fazer o mesmo, apague essa parte do código:
url(img/fundoBase.jpg) no-repeat center top
E substitua por # com a cor que você deseja em hexadecimal. Assim:



Como da primeira vez, salve e clique no ícone do Chrome na pasta extraída para ver o resultado:

Agora vamos mudar o fundo de tudo, que seria aquela parte cinza degradê horrível ali. Para deixar essa parte fixa você também vai precisar de uma imagem grande, talvez uns 1210x400. Ou então você pode colocar um background que se repete, como eu expliquei no item acima. 

Como eu sou bem preguiçosa para fazer e/ou pesquisar essas imagens e, além disso, o style que eu estou fazendo é bem simples, no estilo minimalista, eu vou substituir esse fundo pela mesma cor que eu usei no fundo do perfil e do topo.

Faça a mesma coisa que você fez no item acima, mas dessa vez procure por img/fundoDegrade para colar o link da sua imagem. Se não quiser colocar uma imagem, como eu, troque o código pelo # seguido da cor em hexadecimal, da mesma forma que foi feito acima. 

Agora vamos mexer com as cores do tema!

Para trocar as cores das letras dessas barrinhas:




Procure por:


E troque o #D7575B pela cor em Hexadecimal que desejar. Eu usei o #000, que é a cor preta.

Para trocar o fundo dessa barrinha:


Procure por: 

E troque o #FAF7F5 pela cor em hexadecimal que você deseja.

Agora vamos alterar a cor do fundo e da borda dessa parte:


Procure por:

E troque novamente o #FAF7F5 pela cor que você deseja para alterar o fundo. 

Agora vamos falar da borda. Abaixo do código do fundo podemos ver o seguinte código:

border: 1px solid #EEE8E1
Ele indica a grossura da borda e a cor. Para alterar a grossura é só aumentar o número do px. Para alterar a cor é só trocar o #EEE8E1 pela cor hexadecimal que você deseja. Para tirar a borda, apague toda essa parte do código ou coloque border: 0px.

O próximo código é para mudar a cor da letra dessa barrinha:




Procure por:

E troque o #D7575B pela cor que deseja.

No final do style temos essa parte, onde alteraremos essa barra que está destacada:


 Para mudar a cor e a grossura dessa bordinha, procure por esse código:


A grossura pode ser alterada mudando o 5px para maior ou menor. Quanto maior mais grosso. A cor é mudada, como sempre, pelas cores hexadecimais. Troque #e9e9e9 pela cor que você deseja.

Para mudar o fundo dessa parte, procure pelo código:


E troque #EFEFEF pela cor que desejar.

Para mudar as letras dessa parte:


Procure por:


E troque #666666 pela cor em hexadecimal que desejar.

Vamos mudar a cor da letra do lado direito agora. Que são essas aqui:


Procure por esse código:


E troque #D7575B pela cor hexadecimal que você deseja.

Agora vamos para a cor do fundo e da borda dessas partes:



Procure por:

No código 1 você altera a borda. Mudando o número do px você muda a grossura e no #EEE8E1 a cor da borda. Para tirar a borda é só mudar toda a parte destacada por 0px;

No código 2 você altera a cor do fundo. 

No código 3 você altera a cor da letra do box 'Interesses'.

Já viram o efeito de deixar a borda das imagens dos seus amigos redondinha? Antigamente tínhamos que encontrar o código na internet e adiciona-lo ao CSS do Spirit para dar esse efeito, mas na nova atualização eles incluíram isso na base do CSS, então só precisamos alterar para deixar arredondado ou uma bolinha completa. A base vem com a foto quadradinha, para arredondar, encontre esse código:


Mude o 0px das duas partes destacadas para arredondar as bordas. Quanto maior o número, mais arredondado vai ficar. Para deixar um círculo, eu sugiro 50px;

Agora vamos mexer nessa área:

Ache esses códigos:

No código 1 você altera a cor da letra do quote.

No código 2 você altera a cor do fundo do quote.

No código 3 você altera a grossura e a cor da borda do quote.

O próximo código vai mudar as cores de todas essas coisas:

Procure pelo código:

E troque #D7575B pela cor em hexadecimal que você deseja.

Para mudar a cor dessas barrinhas:

Encontre esse código:


E troque #FFFFFF pela cor hexadecimal desejada.

Os próximos código vão mudar essas barrinhas:


E dos fundos dessas partes:





Procure por:

Agora vamos lá: Os códigos que estão em vermelho vão mudar as 4 barrinhas destacadas de vermelho na primeira imagem e os fundos indicados com as setinhas vermelhas. Os códigos azuis vão mudar as 3 barrinhas destacadas em azul na primeira imagem.

No código 1 EM VERMELHO será alterada a cor do fundo da barrinha.

No código 2 EM VERMELHO será alterada a cor da letra onde está escrito ITEM.

No código 3 EM VERMELHO será alterada a cor da borda da barrinha.

Os códigos em azul fazem a mesma coisa que os códigos em vermelho, mas em suas respectivas barrinhas.

Os próximos códigos não existiam nas versões anteriores. Eu achei bem legal as coisas que eles colocaram, apesar de não ter explorado muito bem ainda. Vamos lá!

Essa parte está bem explicada no próprio style base, mas eu vou explicar novamente e mostrar para vocês como vai ficar. 


Estão vendo essa barra de busca? Vamos mudar ela com esses códigos:

No código 1 mudamos a cor do fundo da barra de pesquisa.
No código 2 mudamos a cor da letra de quando digitamos dentro da barra de pesquisa.
No código 3 mudamos a grossura e a cor da borda da barra de pesquisa.
No código 4 arredondamos a borda da barra.

Como podem ler no começo do código, a mudança nesses códigos não implica somente na barra de busca de amigos, mas também nos comentários e recados do livro de visitas. Ou seja, alterando essa barra você também altera as outras coisas que não podem ser visualizadas no modelo.

O próximo código muda esse botão:


Ele não pode ser visualizado no modelo de style, mas suas mudanças são simples.

Procure esse código:

Onde está #FFF é onde você mudará a cor do símbolo +.
Onde está #337ab7 é onde você mudará a cor de fundo da bolinha, ou seja, o azul.

Os últimos códigos vão mudar essas partes:


Procure pelos códigos:

O #FFF destacado em VERMELHO muda a cor normal da letra dos botões. 
O #337ab7 destacado em VERMELHO muda a cor do fundo do botão.

Se você salvar e checar se está funcionando notará que se você passar o mouse por cima do botão ele volta a ser azul com a letra branca. Isso é o efeito hover. Nos códigos destacados em azul você pode altera-lo, trocando a cor da letra e do fundo do botão quando o mouse passar por cima.

Lembrando que essas mudanças também vão alterar alguns outros botões quando vocês forem adicionar uma fanfic aos favoritos, por exemplo.

Os próximos (e últimos) códigos eu não sei exatamente tudo o que mudam, por isso eu prefiro falar para vocês não mudarem nada. Vou tentar descobrir e assim que conseguir atualizo o post ou faço um post novo para vocês, explicando somente essa parte do 'Dropdown'.

O resultado do meu style foi esse:


Se vocês quiserem usar esse style, aqui está o link → World Behind My Wall ♥

Enfim, espero que tenha ficado bem explicado. Qualquer dúvida, deixem nos comentários! 

Obrigada e até a próxima!
Tutorial por: taeminwz/plszen


46 comentários:

  1. Era esse tutorial que eu estava precisando asuhasuha <3
    Primeira vez que eu venho aqui e logo de cara me apaixonei pelo seu background *u*
    Agora vou sair e olhar as suas outras abas e seus outros post o/

    VanillaEGeek| Pietra DeLuna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA! Demorei anos para responder, mas adorei seu comentário. Visitei seu blog e já vou seguir, é lindo e muito legal!

      Excluir
  2. Oi tenho uma duvida, oq é para colocar no titulo do css? eu coloco o nome que esta aqui e ele não vai :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc quer dizer quando for hospedar no Social Anime Spirit? Você tem que criar um nome, amor :)

      Excluir
  3. Adorei o style ! . Estou o utilizando.

    ResponderExcluir
  4. Eu coloquei o link certo da imagem na parte do CimaLogo, só que ficou branco, já tentei hospedar a imagem no imageshack, tumblr, devianart, e não vai.
    Me Ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você precisa checar se não apagou nada a mais do que o CimaLogo. Não pode apagar nem uma aspas sequer. Se ainda não conseguir, me avisa :)

      Excluir
  5. Olá, tenho uma dúvida, onde edito a barra ond está localizado Perfil, Amigos, Atualizações e etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente as cores dessa barra são editáveis, a cor da letra você muda em COLOR, nessa parte:

      #meio span, #meio span a, .admin, .admin:hover, .ativo, .ativo:hover, .link {
      color:#787878;
      }

      E a cor do fundo da barra, no BACKGROUND dessa parte do código:

      #secaoNav {
      background: #e8e7e7;

      As cores devem ser colocadas no código hexadecimal e uma mínima alteração nesse código pode trazer uma confusão enorme. Lembre-se de colocar o '#' antes do código e o ';' no final.

      Excluir
  6. Olá, tenho uma dúvida, onde edito a barra ond está localizado Perfil, Amigos, Atualizações e etc?

    ResponderExcluir
  7. Amei a tuto me ajudou muuuito <3 Mark :3 ~~Chu

    ResponderExcluir
  8. Me desculpe o incomodo,mas preciso de ajuda, amei o tutorial, porém quando colo o link da minha imagem do tumblr e clico em file e depois salvar, não aparece nada no "Modelo de CSS para perfil". Ou quando tento por alguma cor em outro local ou qualquer modificação, aparece a mensagem "O arquivo Modelo.css foi modificado. Você deseja atualiza-lo no arquivo?" quando eu aperto "sim", aparece a mensagem "Não foi possível criar, acesso negado" :( Quero muito fazer um style, e esse site foi de grande ajuda. Mas eu não sei o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve ter certeza que não colocou nada mais e nem tirou algo do código que já estava lá. Uma "aspas" perdida pode dar num grande problema :x Outra coisa é que você tem que salvar as alterações feitas no Notepad no próprio Notepad, ao invés de ir em "Salvar Como..." e acabar criando outro documento. ♥

      Excluir
  9. O Tutorial ficou muito bom, só que não consegui realizar o tal desejado Style :c

    ResponderExcluir
  10. Oi! obrigado pelo tutorial, tipo, facilitou muito tudo, e de forma simples, dá pra entender de toda forma, obg.
    Não tem como mudar a cor da barra onde fica "perfil, atualizações, amigos.." assim como a cor das letras não? eu procurei no tutorial e até mexi em algo, só que não mudou, continuo em branco, só mudou a cor da palavra "Perfil" mesmo, só que amigos, atualizações entre as outras, não mudou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Spirit mudou recentemente alguns códigos do Style, portanto a resposta que eu ia dar pode não ser mais a mesma :/ Vou atualizar o tutorial em breve ♥

      Excluir
  11. Ficou muito didático seu tutorial, grata!
    O problema é que não estou conseguindo mudar a cor da barra onde diz "perfil, amigos, atualizações, etc.", gostaria que você me ajudasse com isso, pois vi sua resposta no comentário da colega acima e mesmo assim não consegui resolver.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas pessoas estão com esse problema. O Social Spirit atualizou alguns códigos, portanto eu vou estar revisando esse tutorial em breve ♥

      Excluir
    2. Descobri onde muda. Procure "Elementos Condensados"
      vai estar assim:
      a, body {
      color: #eeacad;
      a:hover {
      color: #FFFFFF;
      o primeiro é para mudar a cor
      o segundo é para fazer aquele efeito de mudar de cor quando passa o mouse por cima, entende?
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  12. Não consigo abrir o modelo, não aparece as modificações que fiz

    ResponderExcluir
  13. Não consigo abrir o modelo, não aparece as modificações que fiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de abrir o modelo do chrome certifique-se que você salvou as alterações feitas no modelo do Notepad ♥

      Excluir
  14. Quando eu coloquei a minha imagem pro logo em vez da imagem aparecer fica branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem certeza que não apagou nada mais ou colocou algum caracter a mais? Lembre-se também de ajeitar os pixels de altura de acordo com o tamanho da imagem que você quer colocar ♥

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Tô morrendo de felicidade aqui *-*
    FINALMENTE eu consegui aprender \o/ já achei até uma imagem no google :v
    agora só falta organizar as outras e as cores
    arigatou por me ajudar a compreender ^^
    XXOO~~

    ResponderExcluir
  17. Oi queria dizer que seus tutoriais são otimos bem explicativos. Eu queria te pedir pra ensinar como faz para dar animações nos styles tipo na parte que ficam os avatares dos amigos quando se passa o mouse por cima, vi que muitos style tem uma certa animação (não sei como se chama) mais se movimentam ao se passar a seta do mouse,ainda não sei como fazer e não encontrei tutorial que explicasse esse tipo de coisa. Agradecida desde já :D

    ResponderExcluir
  18. Quando eu mudo a imagem do logo ela não fica certo ;-; ela fica duplicada :/ O que fazer?

    ResponderExcluir
  19. Eu não estou conseguindo, o "logo" fica branco quando eu coloco a imagem ;-; help me please

    ResponderExcluir
  20. Gente, muito bom!Adorei. Vou pesquisar mais no blog se tem outros tutorias de como fazer aquelas modificações bem profissionais dos styles.. ssr ninguém ensina :/ amei

    ResponderExcluir
  21. Como faço pra diminuir os avatares de amigos?

    ResponderExcluir
  22. Adorei ^^
    Consegui fazer direitinho , e no final nem é tão complicado assim <3

    ResponderExcluir
  23. não que esse não tenha me ajudado, mas... poderia fazer um atualizado??
    obrigada, beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não “atualizado”, mas sim, avançado, sabe? é que eu queria saber como deixa a tela do style “escura”, ai quando tu clica, fica claro... não sei se tu entendeu, mas se souber... faz um tutorial?
      obrigado de novo <3

      Excluir
  24. socorosenhor
    se eu vou usar fotos de um photoshop eu coloco link do que? Da página do facebook da JYP?

    ResponderExcluir
  25. HuaHua, acredita que só encontrei isto em 2018? Verdade kkkk, mas obrigado pela ajuda, consegui fazer algo decente (mentira!), quem quiser ver fica aqui o Link

    https://www.spiritfanfiction.com/personalizar/style/one-piece-edward-newgate-12142308

    ResponderExcluir
  26. Oi, veio aqui a burrice em pessoa!
    Consegui fazer todas as mudanças que eu queria no Style e tudo o mais, é a primeira vez que eu tento algo assim, mas estou com uma dúvida tão besta que não consigo sanar ela em lugar nenhum!
    Quando clico no tópico "Upload Novo Arquivo Style:", eu não sei o que colocar. Diz que é arquivo, mas eu não sei qual. Se for a pasta (se essa for uma suposição estúpida sinto muito, sou nova demais nisso), não consigo selecioná-la.
    Eu realmente quero que esse Style dê certo porque não encontrei nenhum que remetesse a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc vai transferir o style p o spirit q pede o arquivo? Lá vc coloca o modelo, o arquivo q pede é o modelo

      Excluir
  27. Gostaria de saber se dá para fazer Styles pelo Celular

    Euconsegui baixar o modelo mas não faço a mínima idéia de como fazer

    ResponderExcluir
  28. Socorro! Eu amo esse tutorial e toda vez me guio por ele para não me perder nas centenas de códigos, mas não aparece mais nenhuma imagem para mim D:

    ResponderExcluir

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo