domingo, 31 de maio de 2015

Fazendo uma capa para fanfic (Aula 1) - Pré requisitos e suas instalações!


Olá galera! Já faz um tempo que vocês me pedem para falar sobre capas para fanfics. Eu já gravei alguns tutoriais, mas há algumas coisas que vocês precisam ter antes de começar a fazer seus próprios DS e DC. Não é nada fora do normal ou difícil de conseguir, vocês vão ver. Vamos lá!
Bom, como eu já disse, há algumas coisas que precisamos ter antes de começar a fazer as capas. Na lista abaixo eu vou falar cada um e explicar porque precisamos de cada item.

1. Photoshop
Dá pra fazer capas sem Photoshop? Dá, mas em sua maioria ficam bem ruins. Geralmente usam um programa chamado "Photoscape" porque ele é bem fácil de se usar, tem bastante ferramentas e é gratuito, mas qualquer capa feita lá fica bem tosca, digamos assim.

Em todos os tutoriais aqui do S.O.S usaremos o Photoshop, porque ele é beeem mais completo e, com o tempo, vocês vão perceber que ele não é tão difícil assim de ser usado.

Se você não tem o Photoshop baixado há vários sites na internet que disponibilizam gratuitamente a versão Trial (ou Portable), onde você poderá usufruir do Photoshop por até 30 dias. Alguns sites já disponibilizam o programa já crackeado também.

2. Fontes diversas
A fonte usada nos DS ou DC são muito importantes. É muito legal ter milhares de fontes diferentes instaladas no computador antes de começar, afinal existem vários tipos de fanfic e a fonte é uma peça essencial para mostrar ao leitor, antes mesmo dele começar a ler, o estilo que sua fanfic tem.

Como assim?

Por exemplo, uma fonte num estilo mais "fofo" não ficaria legal sendo usada numa capa onde a respectiva fanfic é sobre gangues, assaltos e bandidos. E vice-versa.

Eu preparei uma coletânea das fontes que eu mais uso para fazer minhas capas. São 35 fontes super legais que dá para encaixar em vários estilos de fanfics. Vou deixar o link abaixo para vocês baixarem.

Além disso, vocês podem baixar outras fontes no site que eu sempre baixo, que é o Dafont. As fontes lá são sempre legais e não há nenhum vírus no site.


Instalação
Para instalar as fontes é bem fácil. Extraia o documento baixado:


Dê duplo clique na pasta que será criada com todas as fontes e um selecione todas com um CTRL+A. Clique no botão direito do mouse e depois em Install ou Instalar.


3. Styles 
Quando você baixa o Photoshop ele vem "seco". Apenas com as configurações normais dele. Para dar um TCHAN, é legal você baixar e instalar mais recursos de edições além dos que ele já tem.

Um desses recursos é chamado de STYLE. Com ele você adiciona estilos aos shapes, imagens ou, no nosso caso, às fontes da sua arte (ou design). Vou mostrar um exemplo:

Nessa imagem nós temos a frase "Jealous Boy" sem nenhum estilo, na cor preta. (a fonte usada é a Aku & Kamu, que está disponível na coletânea que eu disponibilizei pra vocês acima)



Nessa outra imagem temos a mesma frase com 2 styles diferentes.


O primeiro style adicionou um degradê azul na fonte, um contorno cinza, sombra e também um pattern que pode ser visto até na sombra fonte (parece o efeito 'Noise', que já vem no Photoshop). Já o segundo style tem um efeito legal que lembra o fogo e outro efeito o qual faz com que pareça que a frase está irradiando calor.

É útil lembrar que quando fizermos uma capa para fanfic serão usados PSD's por cima da arte criada, para dar os efeitos que todos conhecemos. O style pode alterar um pouco de acordo com o efeito que você colocar em cima. Em muitos casos ficam ainda mais legais!

Abaixo eu vou por o link de uma coletânea com 1500 styles que eu achei na internet. Eu não me lembro em qual site foi e, como eu baixei a quase um ano, vai ser difícil encontrar de novo. De qualquer forma, o nome do documento já dá os créditos ao criador dos Styles. 


Instalação
OBS: Existem dois jeitos de instalar os Styles. O primeiro é baixar o arquivo e extrair o mesmo. Desta forma:


Quando extrair você abre a pasta que foi criada e dá duplo clique no arquivo que está lá dentro.

O segundo jeito é clicar na aba Styles, que está na barra direita do Photoshop e clicar na setinha ao lado que aponta para baixo:


Clicando na setinha, vá até "Load Styles" ou algo correspondente de acordo com o idioma do seu Photoshop e clique no arquivo extraído anteriormente:


4. PSD's
PSD's são usados para dar os efeitos na capa. São, com certeza, a parte mais importante de um DS ou DC.

Você pode encontrar vários PSD's diferenciados no Tumblr. É só escrever "PSD" na aba de busca ou procurar "PSD Tumblr" no Google, que vai para a página no Tumblr onde vários blogs de design disponibilizam PSD's para Download gratuito. Não se esqueça de dar 'like' nesses posts, como forma de agradecimento ao Tumblr que fez o PSD.

Os PSD's não podem ser instalados no Photoshop. Eles são apenas aplicados no Design. Eu vou ensinar a aplicá-los em outro post.

Abaixo eu também deixei uma coletânea de alguns PSD's que eu costumo usar. Essa coletânea tem 201 PSD's e todos eles vieram de vários tumblrs, mas eu não lembro quais foram.


5. Patters
Patters são uma cobertura que você pode colocar para dar um efeito a mais no seu design. Existem dois tipos de Patters. Os que você só aplica, que são muito difíceis de encontrar chamados de Pixel Patterns ou os que são simples imagens de textura, que você "customiza", usando a opacidade ou uma ferramenta de layer no Photoshop para ficar bonito e dar um TCHAN legal no seu design. Eu prefiro o segundo tipo, porque realmente dá um toque diferente, mas por outro lado, esses são mais trabalhosos.

Eu vou ensinar a colocar o segundo tipo de Pattern em outro post. Nesse vou deixar o link de uma coletânea de Patters do primeiro tipo e mostrar como instalá-los no Photoshop. Vamos lá!

Esses patters eu consegui nesse blog. Todos os créditos à eles.

Para instalar o pattern também existem duas formas. A primeira segue da mesma forma que eu já expliquei com os Styles e a segunda também é simples.

Abra uma foto qualquer no seu Photoshop e dê um duplo clique na parte vazia da layer da foto. Vai abrir uma janela, onde você deve clicar em Pattern Overlay.


Clicando em Pattern Overlay (não no quadradinho, no nome mesmo), você vai para uma tela onde está mostrando o Pattern que está sendo aplicado, a opacidade dele, a escala (tamanho) que ele está sendo aplicado e etc. Essas coisas você vai mexer quando estiver aplicando ele num DS ou DC.

Voltando para a aplicação, clique na setinha que mostra o pattern que está sendo aplicado e depois no simbolo de configuração. Vá até Load Pattern e selecione o arquivo de pattern que você tinha extraído antes.





Pronto. Está instalado!

Enfim! Depois de baixar várias fontes, styles, pds's e patters você estará pronto(a) para aprender a fazer capas de fanfic incríveis! E fiquem tranquilos, porque vamos ajudar vocês em todas as dúvidas.

Fiquem ligados, porque logo, logo colocaremos no ar o primeiro tutorial.

Tutorial/dica por: taeminwz

11 comentários:

  1. Qual aplicativo usar para fazer capas no meu IPad? Obrigadu 💙

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, nenhum aplicativo ou programa semelhante vai poder fazer o que o Photoshop faz... O único que eu já usei antes foi o Photoscape, que também era para computador, mas ainda sim, ele é mt inferior ao Photoshop. Aplicativos são ainda mais impossíveis de encontrar, porque acessórios como o iPad ou celulares não suportam um software desse porte. Recomendo que você use o que indicamos mesmo, pelo pc ♥

      Excluir
  2. oi meu bem, tem como você me ajudar? Eu não estou conseguindo instalar no photoshop o pattern, tem como me explicar? Não estou conseguindo achar aonde ele fica, sabe?

    ResponderExcluir
  3. Não dá pra baixar, aparece que o arquivo é inválido :c

    ResponderExcluir
  4. Pessoal, por gentileza vocês sabem de um site onde eu possa baixar um Photoshop?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi! eu baixei pelo o primeiro tutorial do youtube que encontrei! e foi show!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vocês poderiam me ajudar?? Estou fazendo tudo o que se pede, porém na instalação dos styles, no meu photoshop não consigo encontrar a aba "Colors/Cor" :'(
    O que faço?

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. poxa queria TANTO que tivessem continuado com essa serie, faz um tempo que queria aprender a fazer ds e foi só aqui que eu consegui uma ajuda de vdd :c

    ResponderExcluir

« »
© S.O.S. Fanficiton - 2015. Todos os direitos reservados. Criado por: Lauren Yorres. Tecnologia do Blogger. imagem-logo